terça-feira, 23 de julho de 2013

Unhas fracas. Como fortalecê-las?

Ter umas unhas bonitas e bem cuidadas, é algo que hoje em dia toda a mulher ambiciona, pois como sabemos, umas unhas bem arranjadas para além de transmitirem higiene, são também consideradas como um detalhe determinante no look de qualquer mulher.


Atualmente temos uma grande diversidade de acessórios, vernizes, texturas e métodos de manicura, como o gelinho, verniz gel e unhas de gel, que nos permitem ter umas unhas elegantes, charmosas e sublimes durante muito mais tempo, deste modo podemos escolher aquilo que vá mais ao encontro das nossas necessidades, bem como da nossa personalidade.
No entanto, com tantos métodos de embelezamento das unhas, nem sempre sabemos qual o melhor para nós, pois alguns dos métodos disponíveis acabam por enfraquecer a unha, e depois vem então a grande dúvida de muitas mulheres, como fortalecer as unhas fracas e quebradiças.
Como sabemos, ter umas unhas fracas e quebradiças, é talvez um dos maiores dilemas e inimigos de todas as mulheres que gostam de ter as unhas mais compridas, uma vez que quando se tem as unhas fracas, o seu crescimento é muito mais morado.
As unhas são compostas na sua grande maioria por células de queratina, logo simples mudanças na sua alimentação poderão fazer a diferença, bem como a utilização de vernizes fortalecedores. Contudo o acompanhamento médico é sempre importante, pois só assim conseguirá saber qual o melhor tratamento para si. No entanto, em situações mais simples, tal como já fora referido anteriormente, consegue-se tratar e fortalecer as unhas com a utilização de alguns produtos, como vernizes fortalecedores ou alguns medicamentos.
Tendo em conta a localização das unhas, pode-se dizer que estas servem essencialmente para proteger os dedos de alguns impactos, bem como auxiliam também o tato. Como já fora referido anteriormente, as unhas são compostas essencialmente por queratina, podendo assim o seu enfraquecimento estar directamente relacionado com o ato de pintar as unhas todas as semanas, pois quando não utilizada uma base antes do verniz, as unhas enfraquecem e tornam-se amareladas e quebradiças.
Para além disso, a acetona, tende a ressecar as unhas e a fazer com que estas percam a sua vitalidade. Deste modo é muito importante que fique ciente, que apesar do ato de fazer as unhas semanalmente ser um ato de embelezamento, pode danificar as unhas. Logo como método de prevenção do enfraquecimento das unhas, deve estar ciente que não deve pintar as unhas todas as semanas, procure faze-lo unicamente de 15 em 15 dias, tendo assim um período de descanso, onde deixa as suas unhas respirarem livremente.
Como sabemos, deixar a unha ao natural nem sempre é fácil. Deste modo se não consegue deixar as suas unhas respirarem livremente durante algum tempo, e se não quer que estas enfraqueçam, procure remover o verniz dois a três dias antes de voltar a fazer a sua manicura. Este simples acto irá levar a que as suas unhas não enfraqueçam com tanta facilidade.
Contudo, se pensa que o verniz é o único inimigo das unhas, engana-se. Sabia que o simples acto de cortar as cutículas pode levar a que as suas unhas enfraqueçam? Pois é! As cutículas têm um papel determinante no que toca à protecção das nossas unhas, isto porque as cutículas têm como principal função a protecção das unhas contra as bactérias, impedindo assim que as bactérias e fungos penetrem na unha, logo pode-se dizer que o ato de retirar a cutícula pode ser extremamente perigoso para a saúde das nossas unhas, isto porque, tal como já fora referido, ao ser retirada a cutícula a unha fica vulnerável ao aparecimento de fungos e bactérias.
Isto que em casos mais graves poderá levar ao aparecimento de infecções, chegando assim em alguns casos ser necessário realizar um corte sobre a área afectada de forma a que se consiga eliminar o pus gerado pela infecção.
Como sabemos, as pessoas cujo seu trabalho esteja directamente relacionado com as mãos, como é o caso dos cozinheiros, jornalistas, escriturários, operadores de construção, entre outros, encontram-se muito mais vulneráveis ao aparecimento de inúmeros traumas que poderão levar à danificação das unhas. Logo, para que possa ter umas unhas sempre fortes é muito importante que fique a conhecer alguns métodos que a ajudem a tratar e cuidar das suas unhas da forma mais eficaz e vantajosa. Deste modo, temos para si algumas dicas que a poderão ajudar a ter as suas unhas sempre bonitas, fortes, resistentes, brilhantes e compridas.
- Faça uma alimentação rica, saudável e equilibrada, procure deste modo consumir alimentos ricos em minerais e vitaminas.
- Coloque base fortalecedora todas as semanas, preferencialmente duas vezes por semana.
- Adicione duas a três gotas de formol à sua base de unhas e aplique semanalmente. Deste modo vai conseguir fortalecer, dar mais resistência e vitalidade às suas unhas.
- Aplique semanalmente um exfoliante de cutículas;
- Hidrate diariamente as cutículas;
- Após retirar o verniz aplique um pouco de hidratante sobre as cutículas. Caso queira optar por um hidratante natural, o azeite poderá ser uma óptima opção;
- Corte e lime as suas unhas semanalmente, pois este acto irá levar a que estas cresçam com mais facilidade e acima de tudo muito mais fortes.
- Procure dar uma semana de pausa às suas unhas entre cada ida à manicura.
- Quando for trabalhar com produtos mais agressivos, nunca se esqueça de colocar sempre as luvas, pois caso não saiba, todos os componentes de cariz químico tendem a enfraquecer as unhas. Para além disso podem danificar a sua pele. Deste modo nunca, mas nunca se esqueça de usar umas luvas, mesmo que seja só para lavar a louça.
- Na hora de retirar o verniz, de preferência a removedores mais suaves, deste modo deixe de parte a acetona. Lembre-se sempre que os removedores que sejam compostos por óleos hidratantes, bem como glicerina são sempre os melhores.
- Na hora de escolher uma base fortalecedora, dê preferência a bases que contenham derivados de quinino, formaldeído e carbonato de cálcio, uma vez que estas são mais eficazes no que toca ao fortalecimento das unhas.
- Se não consegue deixar de ir arranjar semanalmente as suas unhas à manicura, mas mesmo assim reclama do enfraquecimento das suas unhas, uma óptima solução é aumentar o espaço de tempo entre as idas ao salão. Vai ver que ao longo do tempo as suas unhas vão ficar mais bonitas e mais fortes.
Se mesmo com todos estes métodos fortalecedores as suas unhas permanecerem sem vitalidade, fracas e quebradiças, o melhor mesmo, tal como já fora frisado, é procurar acompanhamento médico, pois só este lhe poderá indicar o tratamento mais apropriado para o seu problema, lembre-se sempre que nenhuma pessoa é igual a outra, logo cada uma requer um tratamento específico.
Cuide corretamente das suas unhas e torne-as ainda mais bonitas e fortes.
Ivanete Knaepkens


Nenhum comentário: